CASAMENTOS
{Villa Casuarina} - Batatais / SP
Bianca e Ricardo
{Casamento judaico}
Hoje vocês vão ver aqui um casamento diferente do que estão acostumados
Tivemos a alegria de fotografar um lindo casamento judaico no Villa Casuarina na cidade de Batatais que fica a poucos quilômetros de Ribeirão Preto.
O casamento judaico é um dos poucos que se assemelham ao casamento tradicional brasileiro, porém no judaísmo esse é o momento em que o homem se torna completo, em um nível espiritual.
O noivo veste o seu manto branco, Kitel. O Kitel serve para fazer com que o noivo lembre de não pecados e como o casamento deve estar firme até seus últimos dias.
A cerimônia é realizada na Chuppah, um tipo de gazebo, aberto nas laterais, que representa o novo lar do casal. Simboliza a benção infinita de Deus e a harmonia conjugal.
Fazendo uma referencia aos sete dias da criação da Terra, durante a cerimônia a noiva dá sete voltas ao redor do noivo. Para os judeus, durante as sete voltas, ela está construindo as paredes da nova morada da família. E por serem círculos, que não possuem começo nem fim, representa também o novo mundo desta família.
Provavelmente você já ouviu falar sobre a Ketubá. E para quem não sabe o que significa, o Ketubá é contrato matrimonial. Nele estão todos os deveres do marido em relação à esposa. O homem precisa honrar seu compromisso acima de tudo.
O famoso momento da quebra do copo remete a lembrança da destruição do templo de Jerusalém. O vidro quebrado significa a reconstrução e mortalidade do homem. Em seguida todos gritam Mazel Tov (significa boa sorte) aos noivos.
Outro item que faz parte da cerimônia judaica é o Talit, que é o manto de oração usado pelos homens para simbolizar que todos são iguais perante Deus.
Na tradição judaica o vinho simboliza a alegria e é por isso que ele faz parte da cerimônia de casamento. A taça única e compartilhada pelo casal é o primeiro item que os noivos vão compartilhar nessa nova jornada e que ela seja sempre regada com muita alegria.